Corumbá será 1º município do MS a receber Programa Telessaúde

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde pretende implantar até o fim de março o Programa Nacional Telessaúde do Brasil, que visa integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária. A primeira etapa de instalação ocorrerá na Unidade de Saúde da Família do Beira Rio.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Lauther Serra, o programa vai auxiliar os profissionais de saúde a terem uma segunda opinião durante o atendimento. "Estaremos em contato com médicos de várias universidades brasileiras, o que aumentará a precisão dos diagnósticos", afirmou. Lauther ressaltou que Corumbá será o primeiro município de Mato Grosso do Sul a ter o serviço e que o mesmo será gradativamente ampliado para as unidades de saúde do Município. Inicialmente, a USF do Beira Rio receberá o programa.

O Programa Nacional de Telessaúde, desenvolvido pelo Governo Federal tem como objetivo diminuir o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças. Entre as medidas para a implantação do serviço estão previstas a infra-estrutura de informática de telecomunicação para o desenvolvimento contínuo a distância dos profissionais das equipes de Saúde da Família, a partir da utilização de multimeios (biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats) e estruturação de um sistema de consultoria e segunda opinião educacional entre especialistas em Medicina de Família e Comunidade e preceptores de Saúde da Família, profissionais da Atenção Primária e Instituições de Ensino Superior.