Corumbá aplica Provinha Brasil para 1,6 mil alunos da REME

A Prefeitura de Corumbá está aplicando a primeira etapa da Provinha Brasil, instrumento de avaliação implantado pelo Ministério de Educação (MEC) com o objetivo de diagnosticar o nível de aprendizado das crianças das redes públicas matriculadas na segunda é série do ensino fundamental. As atividades foram iniciadas no dia 22 e vão até sexta-feira (25) em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo cerca de 1,65 mil alunos.

A prova está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e conforme o secretário Hélio de Lima, a avaliação vai "possibilitar aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permitirá conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de escrita", comentou.

Na Provinha Brasil os alunos respondem questionário elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), distribuído pelo MEC. A correção e utilização dos resultados são atribuições das escolas e das redes. Esta é a primeira etapa e permitirão aos professores a elaboração de um planejamento do currículo de maneira coerente com as necessidades de aprendizagem dos alunos a serem desenvolvidas no transcorrer do ano letivo.

Hélio informa ainda que o teste 2 da Provinha Brasil será aplicado em novembro e servirá para que professores, gestores e também os pais, avaliar o quanto o aluno progrediu ao longo do ano. A aplicação está sendo acompanhada pela equipe técnica da Secretaria.