“Continuem se dedicando ao Carnaval de Corumbá”, pede Ruiter

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) conclamou os profissionais e militantes da área cultural e a própria população a continuar acreditando e se dedicando ao Carnaval de Corumbá, para que a festa mantenha o mesmo brilho e o status de melhor festa do Centro-Oeste brasileiro. A afirmação foi feita na tarde da quarta-feira de cinzas (09), na entrega do prêmio Esplendor do Samba, realizado pelo jornal Diário Corumbaense e pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). Na ocasião, ele revelou que estava extremamente preocupado com a capacidade de a cidade realizar um evento de alto nível, a exemplo dos outros anos, devido ao grande volume de chuvas que arrasaram o município neste mês.

"Confesso que fiquei preocupado porque São Pedro, que sempre gostou de samba, neste ano não estava muito a fim e mandou um volume de água muito acima do que estávamos suportando e conseguindo absorver", afirmou Ruiter, prosseguindo. "A chuva estragou bastante a cidade, criou inúmeros transtornos para várias comunidades, vários bairros, e isso mexeu um pouco com a auto-estima das pessoas". Apesar de todos os percalços, em sua avaliação, o resultado de o Município ter acreditado no carnaval foi um evento grandioso e com muito brilho, que proporcionou imensa alegria à população e aos mais de 10 mil turistas que vieram para a festa, consolidando-se cada vez mais como a grande marca cultural da cidade.

Conforme o prefeito, antes de o carnaval começar, a Administração vivia um grande paradoxo: "Será que avançamos com a festa, mesmo com todas as demandas mais urgentes geradas pela chuva? Será que ela terá o brilho que a população merece? Afinal, se vamos ao conjunto Cravo II, por exemplo, qualquer um, em sã consciência, preferiria tirar dinheiro do carnaval e colocar lá". No entanto, para ele, uma administração precisa ter a concepção de que os recursos públicos devem ser divididos para todas as áreas. "Temos que investir em educação, saúde, asfalto, mas não podemos deixar de investir em cultura, e Corumbá está mostrando que investir em cultura dá resultados para o nosso povo", acrescentou.

Neste sentido, Ruiter salientou que muitas pessoas poderiam questionar o porquê de ainda apostar no carnaval. "Porque o carnaval, além de toda beleza que apresenta, congrega a cultura do povo corumbaense, expõe a sua hospitalidade e a alegria, e nós não poderíamos deixar de apoiar essa iniciativa. E também porque a folia, além da manifestação da cultura e da arte, agrega geração de emprego e renda e à nossa economia, e isso é fundamental para a cidade", defendeu. Conforme ele, isso é comprovado pelo fato de que, em todo o Brasil, o turismo de eventos tem sido ‘uma mola mestra' na geração de divisas para os municípios, desenvolvendo potencialidades e difundindo conhecimento dentro de uma região.