Começa desfile das escolas do grupo de acesso de Corumbá

Começou precisamente às 20h07 o desfile das escolas do grupo de acesso do Carnaval 2011 de Corumbá. A chuva que insistiu em cair durante toda a semana deu uma trégua nesta noite de domingo (06), permitindo que a população ocupe todos os espaços dispostos pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, organizadora da festa. A primeira agremiação a se apresentar é a Imperatriz Corumbaense, que reestreia este ano após um longo período de afastamento da mais animada folia de momo do Mato Grosso do Sul.

Por ser estreante, a Imperatriz não concorre ao título do segundo grupo. Presidida por Clemilson Medina, que também atuou como carnavalesco da escola, ela vem homenageando Fernanda Vanuccy, um dos nomes mais respeitados do carnaval corumbaense. Fernanda fundou a Mocidade Independente da Nova de Corumbá em junho de 1999, escola que hoje desfila no grupo principal. Sempre presente nos desfiles de fantasias do Corumbaense Futebol Clube, Vanuccy foi homenageada neste ano como o título de participante Hors-Concours.

Uma grande salva de fogos recepcionou a Imperatriz na avenida do samba. A entidade se apresentou com 3 carros alegóricos e cerca de 500 integrantes. O enredo foi "Entre Luxo, Cor e Fantasia, surge Fernanda Vanuccy, o nome que virou categoria Luxo Especial". A grande homenageada do desfile veio no chão, à frente da última ala da agremiação. O deputado estadual Paulo Duarte (PT) também se apresentou na nova agremiação de Corumbá.

Na sequência descem a Marques de Sapucaí, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. A partir da Marques, nove quesitos serão avaliados pela comissão julgadora: bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, ala das baianas, fantasia, harmonia, alegoria e adereços e enredo/evolução. A festa é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco).