Cibalena elege sua ‘musa’ e promete levar uma multidão à avenida

Tradicional bloco de sujos, o Cibalena deve arrastar uma multidão na noite desta sexta-feira (04), na primeira noite do Carnaval de Corumbá. A concentração do bloco está marcada para às 18 horas na Rua Cuiabá com a Tiradentes e antes de descer para a Passarela do Samba, vai eleger a sua ‘musa'. A promessa da agremiação, mais uma vez, é fazer uma festa alegre, com muita irreverência.

Fundado em 1979, o bloco é o mais antigo da cidade. Segundo o presidente da instituição, Erasmo Ferreira Neves, "o nome ‘Cibalena' se deve ao Manduca. Ele trabalhava em uma oficina na Rua América com a Cáceres e, em frente, havia um barzinho. Como ele gostava de uma pinguinha, sempre pedia uma dose dizendo ‘me dá uma cibalena'. O nome do bloco surgiu daí", diz Erasmo, lembrando que, no início, no máximo 15 pessoas desciam para a avenida. "Já não me lembro o nome de todos, era eu o Valério e outros que ajudaram a fundar o bloco", comenta.

O presidente informa que a eleição da ‘musa' acontece às 20 horas e são aguardadas participações de cerca de 20 ‘candidatas'. "Somente após isto é que desceremos para a avenida. Nossa intenção é chegar à General Rondon por volta da meia noite", explicou. Este ano, o Cibalena presta uma homenagem ao ex- tesoureiro Luiz Antônio Cunha, o "Tum-Tum", falecido no ano passado, bem como José Antônio Mônaco, o Badú, falecido dias atrás. "São pessoas que fazem parte da história do Cibalena, como o Bigode e muitos outros que nos deixaram, mas que continuam presentes no dia-a-dia do bloco", afirma.

A previsão é chegar à avenida com cerca de 15 mil pessoas. "Na comncentração, esperamos reunir sdeis mil foliões, mas quando a gente desce, muitos acabam entrando no bloco e quando a gengte chega à avenida, é uma verdadeira multidão", comemora Erasmo. Na noite desta sexta-feira, além do Cibalena, descem também para a avenida, o Cabisgrilo, da Saúde, entre outros.