Cibalena, apesar da chuva, leva 12 mil foliões para avenida

Nem mesmo a chuva conseguiu apagar o brilho do irreverente e mais antigo bloco de sujos de Corumbá, na primeira noite do melhor carnaval do Centro-Oeste brasileiro. O Cibalena, nesta sexta-feira (04), arrastou cerca de 12 mil foliões, conforme estimativa da Polícia Militar, para a avenida, marcando com chave de ouro o início das cinco noites de folia na capital pantaneira que teve ainda muita animação no Jardim da Folia, montado pela Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, na Praça da Independência; desfile de outros blocos de sujos e show no palco central da Praça Generoso Ponce.

A festa do Cibalena começou na concentração que, este ano, aconteceu na rua Cuiabá, a partir da Tiradentes. Foi neste cruzamento que os foliões elegeram a ‘musa' do bloco, uma tradição na entidade carnavalesca que, em 2011, completa 32 anos de fundação. A demora para chegar à Passarela do Samba em 2010, foi corrigida pela diretoria. Dessa vez, antes da meia noite, os integrantes do bloco formado por homens com fantasias femininas e mulheres com fantasias masculinas.

O desfile foi como o presidente Erasmo Ferreira Neves previu. Na concentração, pouco mais de seis mil pessoas. Mas, foi ganhar o início da Passarela, na Rua Frei Mariano, para praticamente dobrar o número de foliões. "É sempre assim, a gente desce e quem está subindo, que já desfilou, entra na folia e desce de volta com o Cibalena", comemorou Erasmo. Para se ter uma ideia, os primeiros foliões já estavam brincando em frente aos camarotes da General Rondon e parte do bloco ainda estava entrando na passarela, na esquina da Frei Mariano com a 13 de Junho.

E a exemplo dos anos anteriores, os irreverentes do Cibalena, em 2011, prestaram uma homenagem ao ex- tesoureiro do Bloco, Luiz Antônio Cunha, o "Tum-Tum", falecido no ano passado, bem como José Antônio Mônaco, o Badú, falecido dias atrás. "São pessoas que fazem parte da história do Cibalena, como o Bigode e muitos outros que nos deixaram, mas que continuam presentes no dia-a-dia do bloco", afirma.

A primeira das cinco noites do Carnaval de Corumbá foi agitada. Além do Cibalena, passaram pela Passarela, blocos como o Kabisgrilo, As Poderosas, Creu, entre outros. Para este sábado, a promessa é de mais animação com o desfile dos blocos oficiais a partir das 21 horas.