Agente é premiada por cobertura de 93,41% no combate a dengue

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá premiou nesta sexta-feira (18) a agente de endemias Jucelly da Silva Esquer. Com a cobertura de 93,41% do bairro Guanã II, ela foi eleita a Agente do Mês da Rotina do Programa Nacional de Combate a Dengue. Como prêmio, ela recebeu um kit exclusivo composto por creme corporal, bloqueador e repelente patrocinado pela Drogamed.

O objetivo da ação é valorizar o agente do campo com as melhores metas pactuadas no combate a Dengue. "Buscamos incentivar os mesmos a alcançar cobertura acima de 90%, visitando o maior número de imóveis da sua micro-área, obtendo assim um menor índice de pendência (Imóveis que não foram visitados no ciclo, ou seja a cada 02 meses).

Além do kit, Jucelly teve um aumento de 20% no valor pago na produtividade, passando de 120 a 140 pontos. O Supervisor da agente também foi premiado com mais 10 pontos na sua produtividade. Para o mês de março, o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Corumbá (Sincor) será o parceiro na premiação.

Resultado

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Corumbá resultaram na redução de notificações da dengue na cidade em 2011. Nas primeiras nove semanas epidemiológicas do ano, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 102 casos, com seis positivos. Em 2010, nas 12 primeiras semanas, o município já estava com 1.011 notificações e 195 casos confirmados.

A queda foi detectada também no Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos dias 10 e 11 de março, que fechou com um índice de infestação predial de 2,5% na região urbana, considerado risco moderado, 1,5 acima do aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 1%. No ano passado, foi de 3,1%.