Saúde lança nesta quarta-feira ação para incentivar amamentação

A Secretaria de Saúde de Corumbá lança nesta quarta-feira (23) o Protocolo de Ações na Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno para as Unidades Básicas de Saúde da Rede Amamenta Brasil. O evento está marcado para as 9 horas no Auditório da Prefeitura, localizado no terceiro piso do Paço Municipal. "Este protocolo destina-se às equipes de saúde e visa oferecer aos profissionais que trabalham com atenção básica instrumentos que possam orientar o melhorar seu desempenho", explicou o médico Lauther da Silva Serra, responsável pela pasta.

O Protocolo de Ações trata do acompanhamento da criança, ainda antes de nascer e com ênfase no recém nascido, e do o incentivo ao aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida. Neste período, o leite materno pode ser o único alimento oferecido à criança, devendo ser estendido pelo menos até os dois anos de idade, com complemento alimentar de acordo com as necessidades individuais.

Corumbá foi a primeira cidade do País credenciada na Rede Amamenta Brasil, programa do Ministério da Saúde voltado à prática do aleitamento materno. As Unidades de Saúde Doutor Breno de Medeiros, Dom Bosco, Doutor Gastão de Oliveira, Nova Corumbá, Doutor Humberto Pereira, Doutor Enio Cunha, Aeroporto, Beira Rio, São Bartolomeu, Taquaral e os 16 tutores formados no município receberam a certificação no dia 17 de novembro do ano passado, durante solenidade realizada no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

A coordenadora nacional de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elsa Regina Justo Giugliane, e a coordenadora nacional da Rede Amamenta Brasil, Amanda Moura participaram do evento, que teve também a presença do prefeito Ruiter Cunha de oliveira (PT) e de vários secretários da administração municipal.