Prefeitura reforça serviços de manutenção de ruas pavimentadas

Em Corumbá, a Prefeitura Municipal está intensificando a manutenção e recuperação de ruas pavimentadas para melhorar as condições de tráfego. Esta semana, mais uma usina entrou em operação e vai reforçar a operação tapa-buraco na região central e bairros da parte alta da cidade. É o que informa o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla, adiantando que o reforço segue uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para atender a demanda que aumenta significativamente no período de chuvas.

"Já estávamos com duas usinas realizando os serviços de tapa-buraco. Com a entrada em operação dessa terceira, a operação será intensificada tão logo as chuvas diminuam, visando manter e recuperar os pontos considerados críticos", afirmou Ametlla. O secretário lembra que a operação, a partir de agora, conta com três equipes. As usinas, adaptadas em caminhões, são responsáveis pelo fornecimento de material para recuperação do pavimento.

A operação tapa-buraco, conforme o secretário, é constante na cidade, paralisando apenas durante as chuvas. Já ouve situações em que o pavimento, anos atrás, teve que ser totalmente refeito devido à degradação avançada. Isto ocorreu em quase todo o quadrilátero central, como nas ruas Joaquim Murtinho e Major Gama (entre Duque de Caxias e Dom Pedro II), que receberam aplicação de lama asfáltica, aumentando a vida útil do pavimento.

Ametlla salienta que, além dos serviços direcionados à operação tapa-buraco, a Prefeitura já planeja recapeamento de ruas consideradas importantes, que estão com o pavimento bastante desgastado como a Cyríaco de Toledo, Minas Gerais e Ramon Gomes. "Mas, para isso, temos que aguardar o término do período de chuvas. São serviços necessários para aumentar a vida útil das vias com grande fluxo de veículos", informou.

Iluminação pública

Outro setor reforçado pela Prefeitura é o de manutenção da iluminação pública. Com a chegada de mais um caminhão, são três equipes agora, responsáveis pelos serviços. Ametlla observa que isto se faz necessário, devido ao aumento da demanda durante períodos de chuvas intensas.

Ao mesmo tempo, está sendo intensificada a fiscalização nas obras de implantação de redes de esgoto e de água na cidade, principalmente em vias pavimentadas com lajotas e paralelepípedo. É que em muitos trechos, a restauração não está sendo adequada, como ocorreu esta semana na Alameda Tamengo, no bairro da Cervejaria. "Estamos fiscalizando e tomando as providências necessárias para que o pavimento seja recuperado corretamente, evitando transtornos aos moradores e motoristas que trafegam por estas ruas", enfatizou.