Prefeitura realiza dois cursos de inclusão produtiva em Corumbá

Parceria estabelecida entre a Prefeitura de Corumbá e o Grupo Votorantim vai possibilitar a realização de dois cursos de inclusão produtiva durante o mês de março, como forma de fortalecer a renda familiar, bem como favorecer a reconstrução da autonomia econômica e social. É o que informa o secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, adiantando que as oficinas serão nas áreas de artesanato em jornal, com início para o dia 15 de março, e de pintura em tecido, a partir de 28 do mesmo mês.

Os dois cursos, conforme Haroldo, são destinados a adolescentes e jovens dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Projovem Adolescente, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), e da Casa de Acolhimento Laura Pinheiro Martins. As pessoas interessadas em participar dos dois cursos podem obter maiores informações nos próprios CRAS, CREAS e na Casa de Acolhimento, que estarão também fazendo as inscrições, durante o horário comercial.

Os cursos fazem parte de uma estratégia adotada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), para reduzir situações de vulnerabilidade social no Município. Seguindo esta política, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania está desenvolvendo na cidade uma série de programas, com destaque para os CRAS, unidade pública de base municipal, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada a prestação e articulação de serviços e programas socioassistenciais da proteção básica às famílias.

Haroldo cita também como uma conquista o Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), serviço desenvolvido nos próprios CRAS, com objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias para que não ocorra a ruptura dos seus vínculos e, ao mesmo tempo, promover o acesso e usufruto das mesmas aos seus direitos sociais básicos, contribuindo na melhoria da qualidade de vida de seus membros. "Os dois cursos que estamos programando para iniciar em março, integram esta política de inclusão social estabelecida pelo nosso prefeito", concluiu.