Prefeitura programa ação contra abuso e exploração no Carnaval

A Prefeitura de Corumbá vai desencadear uma série de ações de combate a qualquer tipo de abuso e exploração sexual de crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como o do trabalho infantil durante o período de carnaval no Município. É o que informa o secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, que marcou para sexta-feira (25), uma capacitação para todos integrantes das equipes que vão participar dos trabalhos.

Haroldo explicou que a campanha será desencadeada no período de 25 de fevereiro a 9 de março, "para garantir a integridade física e moral desse grupo vulnerável, fragilizado pela extrema pobreza". O secretário adiantou que as ações serão desencadeadas em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O assunto foi amplamente debatido na última segunda-feira (21), na própria secretária, com representantes da Secretaria de Saúde, da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência de Crianças e Adolescentes (PAIR), e dos Conselhos de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, de Saúde, da Pessoa Deficiente, Tutelar e dos Direitos da Mulher. Haroldo informou ainda que no encontro ficou acordado o apoio à proposta com a intensa participação nas abordagens de rua, dos membros ligados a estas instituições.

A campanha será iniciada no dia 25, sempre a partir das 16 horas, em localidades como a rodoviária intermunicipal, aeroporto, Lampião Aceso, pedágio da Rodovia Ramão Gomes, Avenida General Rondon, Rua Frei Mariano, Jardim da Folia na Praça da Independência, concentrações dos blocos oficiais e independentes (incluindo os de sujos) e das escolas de samba, Porto Geral, Rua América, Rua Ladário, entre outros. "E importante a participação de toda a comunidade nesta campanha, denunciando qualquer tipo de abuso e exploração", solicitou Haroldo.

O secretário explica que a realização da campanha leva em consideração que a assistência social é direito de todo cidadão e que a Prefeitura, atualmente, tem intensificado suas ações e programas para a definitiva inclusão do direito à seguridade social, rompendo com o ranço do paternalismo e focando suas diretrizes no atendimento aos cidadãos em situação de vulnerabilidade e pobreza. Observou que a campanha acontece justamente durante o carnaval, te para combater rede de abuso e exploração sexual de crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como o do trabalho infantil.