Prefeitura incentiva silagem para alimentar gado durante a seca

A Prefeitura de Corumbá realiza na sexta-feira (18) a distribuição de 660 quilos de sementes de braquiária e milheto para pequenos produtores rurais, visando à formação de pastagem para garantir alimento ao gado no período da seca. A entrega ocorre às 10 horas, na propriedade do produtor Adão Santana, presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá (APRAC) e será feita pela presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová.

A distribuição de semente é uma forma de incentivar o pequeno produtor rural a formar pastagem e, por meio do processo de silagem, assegurar alimento suficiente para alimentar o gado na seca, evitando a queda na produção leiteira. Luciene Deová informou ainda que, além dos 480 quilos de sementes de braquiária e 180 de milheto, a Prefeitura vai disponibilizar lonas plásticas necessárias para o processo de fermentação da folhagem, já triturada e compactada no solo.

A entrega de sementes faz parte do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Pantaleite), como forma de incentivar o pequeno produtor rural e garantir pastagem suficiente para o gado durante a estiagem. A preocupação da Prefeitura é assegurar alimento para o rebanho bovino, evitando queda na produção leiteira, bem como morte de gado como já ocorreu em anos anteriores.

O veterinário Carlos Eduardo de Carvalho, da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, lembrou que a Prefeitura já trabalha em parceria é com o pequeno produtor rural há mais de cinco anos. Explicou que uma equipe acompanha todo o processo, dando assistência técnica desde o momento da entrega das sementes, plantio e até mesmo na colheita e no processo de silagem. "Este ano não será diferente. Vamos acompanhar todo o processo, incentivando o produtor a plantar, colher e armazenar a produção de forma adequada, para garantir alimento do gado na seca, fomentando a produção leiteira na região", explicou.