Prefeitura distribui sementes para pequenos produtores rurais

A Prefeitura de Corumbá está incentivando pequenos produtores rurais a formar pastagem, garantindo alimento para o gado no período da seca. Na manhã desta sexta-feira (18) o Município fez a entrega de 660 quilos de sementes de braquiária e milheto, que serão utilizadas para plantio em 48 propriedades localizadas em assentamentos da região de fronteira.

A distribuição faz parte do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Pantaleite) e foi feita pela presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová. A entrega aconteceu na propriedade de Adão Fernandes Santana, 49 anos, no Taquaral, Agrovila II, lote 249. Ele é presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá (APRAC).

"É uma sequência das ações que a Prefeitura vem realizado ao longo dos anos em apoio ao pequeno produtor rural. Com a semente, os produtores terão condições de plantar, formar pastagem e garantir, por meio do processo de silagem, alimento para o gado na seca. Isto é importante para evitar queda na produção de leite", explicou Luciene, que solicitou aos produtores, elaborar um cronograma de utilização da patrulha mecanizada, que será utilizada para preparo do solo e plantio do milheto e da braquiária.

A distribuição das sementes foi acompanhada por técnicos da Prefeitura, que darão toda assistência na fase de plantio, na colheita e no processo de silagem, ocasião em que o Município irá disponibilizar lonas plásticas necessárias para o processo de fermentação da folhagem, já triturada e compactada no solo. Segundo o agrônomo Luis Auri Pereira, que tem acompanhado o trabalho nos últimos três anos, dos 48 pequenos produtores, 20 estão recebendo sementes de milheto e braquiária, para plantio consorciado, e outros 28 somente de braquiária. A previsão é fazer a colheita em 90 dias para iniciar a silagem.