Para educadores, Formação Continuada reflete na sala de aula

Todos os professores e servidores administrativos da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam da primeira etapa da Formação Continuada oferecida neste ano pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Durante o encontro, que termina nesta quinta-feira (2), os profissionais debatem questões relacionadas ao cronograma e à metodologia de aprendizagem oferecida na rede. Esta troca de experiências reflete diretamente na qualidade do ensino no município.

"Capacitar é sempre preciso. Esta troca de ideias é muito produtiva para nós, que lidamos com educação, com aprendizado. Com esta preparação, começamos bem o ano letivo de 2011", comentou Roselene Maria Silva Rodrigues, professora de Língua Inglesa. Para o matemático Lírio Aguero Rivas, interagir com docentes de outras disciplinas ajuda a encontrar novas técnicas para estimular e prender a atenção dos alunos.

"Com a Formação Continuada estamos sempre nos atualizando, vendo onde podemos melhorar e conhecendo novas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula", afirmou. "Esta é uma iniciativa bastante válida. O objetivo do professor, que é passar conhecimento ao aluno, não é alcançado de uma única maneira. Existem diferentes formas de passarmos nossa mensagem e é isso que vemos aqui", complementou Jorge Sambrana, professor de Geografia.

As capacitações ocorrem nas próprias unidades de ensino, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os regimentos internos de cada escola, o projeto político-pedagógico, o calendário escolar e programas desenvolvidos em parceria com o Governo Federal e instituições, como o "Se Liga" e o "Acelera", também são discutidos durante o evento. Na quinta-feira, o foco será no trabalho pedagógico, envolvendo as matrizes e diretrizes curriculares, coletânea pedagógica, plano de aula e apresentação das estatísticas do ano passado.

SAEF

Na terça-feira (1), o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, percorreu 20 escolas da Reme onde ocorre a Formação Continuada. Conforme ele, o objetivo é aproximar ainda mais a secretaria e as unidades educacionais. Durante o encontro, ele apresentou a cartilha montada pela Prefeitura com os resultados do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental Municipal (SAEF) de 2009 e 2010. "Este é um material de apoio, com gráficos dos resultados dos alunos, teorias, metodologias e dicas sobre locais de pesquisa a diferentes temas", explicou.

Todas as escolas da Reme receberam a coletânea pedagógica. "O propósito deste material é permitir que os professores se aprofundem em determinado conteúdo, com diferentes materiais e técnicas de abordagem", completou Hélio. Ele também apresentou os projetos traçados para todo o ano letivo de 2011, entre os quais o trabalho de sensibilização dos alunos sobre o ensino da língua espanhola.