Núcleo de Apoio de Saúde da Família é implantado no Ênio Cunha

A nova e moderna Unidade Básica de Saúde da Família Ênio Cunha entregue na manhã desta quinta-feira (24) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), reúne amplas condições de prestar os mais modernos serviços da Rede Básica de Saúde, atendendo o que preconiza o Ministério da Saúde. O prédio foi totalmente reformado em ampliado e, uma vez por semana, a população será atendida por psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e educador físico por meio do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF).

É o que informa o secretário de Saúde, médico Lauther Serra, que participou da entrega da nova unidade. Segundo ele, o NASF é um reforço aos serviços prestados à população. "Estamos seguindo uma orientação do prefeito Ruiter, no sentido de darmos maior apoio à comunidade. Hoje podemos dizer que temos um dos sistemas mais moderno do Estado e estamos procurando melhorar ainda mais", reforçou.

A nova estrutura é responsável pelo atendimento de cerca de 1.200 famílias da Cervejaria, Generoso, Hawaí e parte do Arthur Marinho, todas cadastradas na unidade. Viviane Flores, 26 anos, enfermeira chefe da UBSF Ênio Cunha, observou que este número é maior. "Temos outras famílias que não estão cadastradas e que são atendidas pelas nossas equipes", acentuou, lembrando que a Unidade é responsável por sete micro áreas, região coberta por seis Agentes de Saúde da Família, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um vacinador, um auxiliar de consultório dentário, um médico e um odontólogo.

"O prédio fica em uma região privilegiada, de fácil acesso e que vai melhorar bastante o atendimento aqui, como também o deslocamento das equipes para as áreas de abrangência", comentou a enfermeira. Na unidade, foram implantados três consultórios médicos (Um deles será utilizado para o programa de saúde preventiva); salas de vacinas, ,medicação, curativo, inalação e dos agentes de saúde; um consultório odontológico. Há ainda salas de administração, almoxarifado e um espaço onde funcionará o Centro de Educação e Saúde. Outra sala será destinada ao Núcleo de Apoio de Saúde da Família. Há ainda um auditório para realização do Programa de Educação em Saúde; um escovódromo; recepção, triagem, além de uma copa.

Participaram também da solenidade de entrega o vice-prefeito Ricardo Eboli (PMDB); os vereadores Evander Vedramini (PP) e João Bosco da Silva e Souza (PT); os secretários Hélio de Lima (Educação) e Lamartine Figueiredo Costa (Relações Institucionais); presidentes da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloisa Helena da Costa Urt, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová, além de outros assessores e moradores da região.