Notificações no trânsito cresceram 36% no primeiro mês de 2011

Durante o primeiro mês de 2011, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat) efetuou a notificação de 238 condutores que trafegavam com algum tipo de irregularidade pelas vias de Corumbá. Este saldo é 36% maior que o mesmo período de 2010, quando foram aplicadas 174 notificações. Já as advertências cresceram ainda mais. Em janeiro do ano passado foram apenas cinco, enquanto em 2011 saltaram para 19. Um aumento de 280%.

O levantamento da Agetrat mostrou também que a principal infração cometida nas ruas do município continua sendo a utilização de celular ao volante. No mês passado, este tipo de falta representou 25% do total de notificações. Foram 58 infrações, contra 34 em 2010, um crescimento de 52%. "A fiscalização continua sendo feito de forma constante. A operação ‘Volta às aulas', por exemplo, só termina na semana que vem", comentou o diretor-presidente interino da Agetrat, Gerson Morais.

O objetivo é controlar o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída de alunos das unidades escolares e também monitorar o cumprimento das regras de trânsito, como o uso das cadeirinhas. A ação envolve mais de 20 agentes e acontece em todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade desde esta segunda-feira (7).

Aproveitando o deslocamento dos agentes para as várias regiões da cidade, haverá também fiscalizações no entorno das escolas, garantindo a atuação da Agetrat em áreas mais distantes do centro da cidade. Gerson lembrou que os veículos utilizados para transporte de estudantes, como vans e carros escolares, já estão sendo vistoriados pelos fiscais de trânsito do órgão. "Fizemos um levantamento das áreas com maior fluxo destes veículos e a fiscalização segue as regras estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito", completou.