Marinha inaugura Rádio FM e reforça a comunicação no Pantanal

A Marinha do Brasil inaugurou terça-feira (22) a Rádio Marinha FM, na frequência 105,9 MHz, um meio de comunicação importante para reforçar as ações da instituição militar no Pantanal Sul-Mato-Grossense. A solenidade aconteceu no Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário, por meio de vídeoconferência presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e marcou o início das atividades também da emissora de São Pedro da Aldeia (RJ), na frequência 99,1 MHz, e do estúdio central em Brasília (DF).

Em Ladário, o ato foi dirigido pelo comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Sávio de Almeida Nogueira. Contou com as presenças dos prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira (PT), de Corumbá, e de José Antônio Assad e Faria (PT) de Ladário; do comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General-de-Brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, além de vereadores das duas cidades pantaneiras, e de autoridades militares e civis da região. Todos tiveram a oportunidade de assistir à videoconferência que permitiu interação com os estúdios em Corumbá/Ladário e São Pedro da Aldeia.

O prefeito Ruiter Cunha definiu a nova emissora como "um instrumento de comunicação importante que consolida a presença da Marinha em nossa região". Para ele, a Rádio Marinha FM vai permitir uma maior integração entre os militares e a população, levando principalmente "informações para as comunidades mais distantes, principalmente ribeirinhas, sobre os serviços prestados por esta importante instituição militar". Já José Antônio acentuou que a emissora representa um "avanço das comunicações em Corumbá e Ladário", e que era "necessário esse elo entre a força militar com a população".

E é justamente esta aproximação que pretende o Contra-Almirante Domingos Sávio. "A emissora complementa a comunicação social da Marinha do Brasil, transmitindo mensagens, informações, auxiliando também no recrutamento naval", afirmou. Segundo ele, por meio da Rádio FM, o jovem pantaneiro terá maiores conhecimentos sobre as ações e o trabalho desenvolvido pela instituição. "É uma forma de darmos oportunidade ao jovem de ter acesso a estas informações, preparando-os para a carreira militar na Marinha", complementou.

A nova emissora pode ser sintonizada também pela Internet, por meio da página oficial da Marinha (www.mar.mil.br). A solenidade de inauguração contou também com as presenças do senador Rodrigo Rollemberg; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça; do Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; do Presidente da Fundação Habitacional do Exército e da Poupex, General-de-Exército Eron Carlos Marques; e de demais autoridades militares e civis.

Durante a cerimônia, a editora-chefe e locutora da Voz do Brasil, Kátia Sartório, proferiu uma breve explanação sobre a Rádio Marinha, um novo veículo de comunicação que passa a oferecer na região uma programação diversificada, que inclui músicas e notícias. Entre os principais propósitos da rádio estão: difundir, junto à sociedade brasileira, o sentimento de patriotismo e a mentalidade em assuntos de defesa, além de ampliar a divulgação das atividades do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, evidenciando, junto aos seus públicos interno e externo, a importância dessas instituições.