Já está na praça e na avenida o melhor carnaval do Centro-Oeste

Agora é oficial. A tradicional e histórica praça de Corumbá, o Jardim da Independência, torna-se o Jardim da Folia, local que abrigará diversos eventos do que é considerado o melhor carnaval do Centro-Oeste brasileiro. O anúncio foi feito pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na noite desta sexta-feira (18), durante um evento com muito samba e alegria em um dos pontos turísticos da Capital do Pantanal e palco de várias manifestações carnavalescas em décadas passadas.

Tornar o Carnaval de Corumbá cada vez mais sólido e melhor, sem deixar de lado as raízes culturais da população, é a meta da Prefeitura Municipal. Para isso, a principal praça da cidade volta a abrigar eventos carnavalescos como o Concurso de Marchinhas, Encontro de Estandartes, Desfiles Infantis e várias outras atividades, mostrando que a folia monesca está presente no cotidiano do corumbaense há mais de 66 anos, como comprova fotografias datadas de 1945 na Exposição de Fotografias, instalada na histórica praça.

Com extensa programação, o Carnaval do extremo oeste brasileiro foi lançado durante ato oficial, com a praça lotada e irradiando alegria, uma das principais marcas do povo corumbaenses. Em seu discurso, o prefeito da cidade pantaneira reforçou a necessidade do resgate cultural do Jardim da Folia e também o compromisso com uma festa organizada, projetando Corumbá nacionalmente como um dos melhores carnavais do país. "Começar as comemorações na Praça da Independência é, acima de tudo, uma busca às nossas raízes e principalmente valorização da cultura local. O Carnaval é o momento em que mostramos o orgulho da nossa identidade", disse.

Presente na solenidade, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) mostrou comprometimento para buscar apoio junto às autoridades do setor turístico para ajudar na divulgação do carnaval. "Fui nomeado o primeiro titular da pasta de políticas sociais, vou discutir a saúde, cultura e as relações humanas", disse o parlamentar que aproveitou o momento para relembrar os momentos que já passou na Cidade Branca. O deputado estadual Paulo Duarte (PT) também fez questão de lembrar a importância do retorno dos eventos carnavalescos para o Jardim da Independência. "A praça é rica de história. É um local, onde já ocorreram diversos carnavais e que agora se torna um local para os mais antigos e os mais jovens", comentou.

O Jardim da Folia abriga diversas atrações a partir deste sábado (19) até os dias de Carnaval. No local, está montada uma tenda com palhaços cenográficos para fotografias além da exposição "Carnaval de Todos os tempos", que retrata através de fotos os momentos da maior festa popular de Corumbá. A noite dessa sexta-feira também teve muito samba, com a apresentação da bateria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesco) e da banda de música Manoel Florêncio e presença do corso, blocos das pastorinhas, marinheiros, palhaços e frevos, que integram o carnaval cultural da cidade.