Exposição de Fotografias e marchinhas são atrações deste sábado

A primeira edição do Concurso de Marchinhas começa neste sábado (19) no Jardim da Folia, a partir das 18 horas. A disputa terá a participação de 19 canções inéditas, com o objetivo de valorizar a música carnavalesca, compositores e intérpretes da cidade. O vencedor receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1,5 mil. As 10 melhores composições serão selecionadas por uma comissão julgadora, durante a primeira fase do concurso, após apresentação de todos os participantes.

A final será neste domingo (20), também a partir das 18 horas. Todas as marchinhas serão interpretadas pelos compositores ou pelo cantor indicado pelos compositores com o acompanhamento de uma banda designada pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Outro atrativo será a exposição Carnaval de Todos os Tempos, aberta nesta sexta-feira (18), durante o lançamento da programação oficial da folia corumbaense. São quase 3 mil imagens que narram toda a transformação vivida pelo Carnaval da cidade.

"Nossa intenção é resgatar a história do nosso carnaval. Mostrar como essa festa começou, nos clubes, entre algumas famílias e hoje tem toda essa proporção, este brilho", explicou a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Urt. "Ficou muito bom. Aqui podemos rever pessoas que já nos deixaram há alguns anos", comentou a dona de casa Marizete Lopes, de 58 anos. Ela percorreu toda a exposição acompanhada da mãe, Marina, de 70 anos. "Não perco um carnaval", disse a senhora, cheia de simpatia e bom humor.

A organização da exposição também chamou a atenção do pedreiro Miguel de Almeida (54), que foi até o local com a esposa. "É a primeira vez que fazem isso aqui, na praça, mas ficou ótimo. É um bom passeio para fazer com a família", afirmou. A estudante Teresa Lima (15) apontou a diferença do vestuário como a característica mais marcante das fotografias. "É outra coisa. Completamente diferente do que é hoje". A exposição fica aberta durante todas as noites, sempre a partir das 19 horas.

Marchinhas

As canções inscritas no Concurso de Marchinhas foram: "Alegria Geral", de Luis Alerto Santos Gomes; "Corumbatuque", de Luis Alberto Santos Gomes; "Amigo Vacilão", de Pedro Jorge Castro; "Dizem que dinheiro Compra Tudo", de Claudemir G. da Silva; "Botaram confete na menina", de Clademir da Silva e Pedro castro; "AIDS – Varela (Assim falou Drauzio Varela)"; de Claudemir, Pedrão e João Batista da Silva e Souza; "Corumbá – Cidade Carnaval", de Islândio de Jesus; " O Calor de Corumbá", de Wanderson Ligier de Jesus; "Marchinha da Alegria", de Fernando Jorge Mata da Silva; e a "A Revolta do Jacaré", de Robson de Oliveira Oros.

Também estão na disputa: "Novo Bugão", de João Batista da Silva; "Peixada Carnavalesca", também de João Batista; "Marchinha da Alegria", de Wender da Silva; "Carnaval no Pantanal", de Jackson Alves de Arruda; "Pra Quem Conhece", de Allan Lopes Ramos; "Semente da Barranca", de Allan Lopes Ramos; "Levanta a Bandeira", do mesmo compositor; "Marchinha do Calor", de Victor Raphael de Almeida, Nino e Antonio Ávila; e "A Marcha do Palhaço", de Bianca Maria Machado de Oliveira e Gustavo Gaertner.