Escolha da Corte de Momo lota Praça Generoso Ponce, em Corumbá

Corumbá conheceu na noite deste sábado (12), a sua Corte de Momo que irá comandar o Carnaval de 2011 na Cidade Branca. A escolha foi prestigiada por um público estimado pelos organizadores de cinco mil pessoas, uma pequena mostra do que a cidade reserva para março, quando o Rei Momo Douglas Vilalva de Oliveira, 25 anos, e a Rainha Roberta de Vasconcelos Ramires, 24, vão comandar a folia, ao lado das princesas Kerlen de Souza Pinto, 17 anos, e Ivaneide Torres do Nascimento, 19.

A escolha da corte foi durante uma grande festa na Praça Generoso Ponce que só terminou nas primeiras horas da madrugada de domingo, com um show das bandas do Roxo e da Corte, atrativos a mais para o público, que se divertiu bastante com a irreverente Maria Kitéria, interpretada pelo ator Arce Correia. "Foi um prenúncio de como será o nosso carnaval. A praça lotou e todos puderam assistir às apresentações dos nossos candidatos a Rei Momo e das nossas belas candidatas a Rainha", afirmou ao final do evento a presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, Heloisa Helena da Costa Urt.

A presidente salienta que a escolha da Corte de Momo já se tornou uma marca em Corumbá. "Todos os anos nós temos praça lotada. Agora não foi diferente. Com certeza, a escolha da Corte é um dos grandes eventos de Corumbá", ressaltou, já convidando a população para o lançamento do Carnaval 2011 que será dia 17 de fevereiro, no Jardim da Folia.

A Corte

Este ano, 13 mulheres e seis homens participaram da escolha da Corte de Momo. Quatro critérios foram avaliados por uma banca julgadora integrada por nove pessoas, convidadas pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá: beleza, simpatia, animação e apresentação. As mulheres foram as primeiras a entrar na passarela, primeiro em grupo e depois individualmente. Em seguida vieram os homens, que cumpriram o mesmo critério.

Foram mais de 2h30 de apresentação, mesclada com muito samba. No final, Douglas foi eleito o Rei Momo de 2011 de Corumbá com 172 pontos, ficando à frente de Reginaldo Araújo Sena, que obteve 163 pontos, e Milton José Nunes, com 161. Já a rainha Roberta obteve 341 pontos, contra 338 da primeira princesa Kerlen, e 335 da segunda princesa Ivaneide. Os escolhidos receberão prêmios de R$ 1 mil para Rei e Rainha e R$ 500 para cada uma das duas princesas. No dia 2 de março Douglas recebe a chave da cidade das mãos do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

O Rei Momo de Corumbá de 2011 pesa 115 quilos e já anunciou que, durante a folia, deseja "só alegria, paz e muito samba". Ele confessou ter ficado surpreso com o resultado. "Não acreditei quando anunciaram meu nome. Tinha candidato mais experiente que eu, o Bolita (Reginaldo Araújo) e o Milton, que já ganharam este título. Fico feliz em poder dar sequência a uma tradição familiar", comentou. Douglas é sobrinho de Rudnar, mais conhecido como Barro Preto, que foi Rei Momo de Corumbá por cinco vezes seguida, e primo do carnavalesco Ricardo Vilalva. Esta foi a primeira vez que ele participou do concurso.

Ao contrário do Rei Momo, a rainha Roberta já se pode considerar veterana, apesar dos 24 anos. Em 2010 ela foi a segunda princesa e, agora, terá a incumbência de reinar ao lado de Douglas. Emocionada, prometeu fazer de tudo para alegrar o folião. Os dois receberam as faixas do rei e da rainha de 2010, Alexandre Batista Gmachl, o Xandy, e Raiane Oliveira de Paula.