Corumbá registra queda de notificações da dengue durante janeiro

O setor de saúde pública da Prefeitura de Corumbá registrou uma significativa queda de notificações de casos da dengue nas primeiras quatro semanas epidemiológicas de 2011 em relação ao mesmo período de 2010. Durante o período, que se encerrou no último dia 5, ocorreram 37 notificações, contra 148 em 2010. Os números foram repassados pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

"O gráfico comparativo mostra uma redução das notificações, mas não há motivos para comemorar", observou a medida veterinária Viviane Ametlla, coordenadora da área, acrescentando: "Devemos continuar atentos, combatendo a doença, eliminando os focos, para não sofrermos uma epidemia. Não podemos relaxar, temos que manter as ações e contar com apoio da população que é primordial para evitar o crescimento de casos".

O gráfico dá conta que, na primeira semana epidemiológica de 2011, foram notificados 22 casos, contra 12 no mesmo período, em 2010. Na segunda semana, não houve casos, enquanto em 2010 foram 21. Na terceira, foram nove em 2011 e 50 em 2010. Já na quarta, seis 2011 e 65 em 2010. "Se não tomarmos todas as providências, mantendo as ações intensificadas, o quadro pode mudar. É isto que estamos procurando evitar", observou Viviane, lembrando que na quinta-feira (10), às 10 horas, está programada uma reunião com todos os integrantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue, no auditório da Prefeitura de Corumbá, no Paço Municipal.