Corumbá receberá festival sobre gastronomia da América Latina

Corumbá sediará um festival de gastronomia que integrará todos os países da América Latina. A informação é do superintendente de Turismo do Município, Rodolfo Assef Vieira, que participou de uma reunião, na última quinta-feira (17), em Miranda, com a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, e o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Pantanal), Geraldo Albaneze, na qual apresentou o projeto. A proposta é integrar o Festival Gastronômico – Sabores da América Latina na programação do Festival América do Sul, que será realizado nos dias 27 a 30 de abril, em Corumbá.

De acordo com o projeto, o evento reunirá culinaristas e chefs de países como Peru, México, Cuba e Brasil. A intenção dos organizadores é fazer integração destes profissionais e proporcionar a troca de informações entre eles, enriquecendo a culinária dos locais participantes. O evento também traria benefícios para o comércio local, que lucraria com o aumento na quantidade de visitantes de outros países visitante Corumbá durante a realização dos festivais.

Segundo Rodolfo, a iniciativa visa aprimorar a festa que reúne os povos de diferentes países da América Latina. "O setor da gastronomia ainda é bastante fragilizado há pouca interação, o que pode ser suprido com a realização desde Festival", explicou, lembrando que a Prefeitura de Corumbá será parceira na realização deste evento. Elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto prevê a realização de fóruns, oficinas, aulas gastronômicas, degustações e concursos integrando chefs de vários países vizinhos e das 46 sedes regionais que a Abrasel possui no país.