Corumbá intensifica limpeza urbana com mais 230 trabalhadores

O setor de limpeza pública da Prefeitura de Corumbá está sendo reforçado por 230 homens que serão empregados em uma operação de limpeza em toda a área urbana. Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) autorizou a contratação temporária de mais trabalhadores que vão integrar as equipes responsáveis pelos serviços de roçada, capina e retirada de material, cuja demanda aumentou muito neste início de ano, devido ao período intenso de chuvas. As contratações estão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, que já está intensificando as ações.

"Tivemos um período de muita chuva e, com o aumento da demanda, o prefeito autorizou a contratação de mais trabalhadores para que possamos dar uma resposta mais rápida quanto aos serviços de limpeza e conservação da cidade", afirmou o secretário Ricardo Campos Ametlla, lembrando que, anteriormente, já havia sido autorizada a contratação de 90 pessoas, número que agora chegará a 230. "São contratações temporárias, por um período de dois a três meses, que poderão ser renovadas conforme a demanda", observou. Atualmente, um grupo contratado já atua na região urbana, roçando, capinado e retirando material.

Além da limpeza pública, a Prefeitura vai também intensificar outros serviços necessários para recuperar os danos causados pelas chuvas. Ainda nesta segunda-feira, será estabelecido um cronograma de trabalho visando à recuperação e manutenção dos semáforos e da sinalização de trânsito e turística da cidade. Os trabalhos também vão contemplar a limpeza das galerias de águas pluviais, com desobstrução das bocas de lobo. A contratação de mais trabalhadores também contribuirá de forma decisiva para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No entanto, a operação tapa buraco só poderá ser retomada a partir da primeira estiagem.

Contratação

A contratação dos novos trabalhadores será imediata e, além de reforçar as ações para a limpeza da cidade, bastante castigada pelas últimas chuvas, abrirá novos postos de trabalho para atender pessoas atualmente desempregadas, contribuindo com a renda de inúmeras famílias corumbaenses. Uma equipe do setor de Serviços Públicos da Prefeitura foi destacada para receber os candidatos, que devem comparecer ao Paço Municipal munidos de RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, número de PIS ou PASEP, certidão de nascimento ou de casamento, certificado de reservista, certidão de nascimento dos filhos, comprovante de residência e duas fotos 3×4.