Coordenadores da educação infantil participam de palestra do MEC

Coordenadores dos Centros de Educação Infantil e creches, ambos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme), participaram na última segunda-feira (14) de uma palestra sobre a elaboração das propostas pedagógicas para as crianças de zero a três anos de idade. A capacitação foi ministrada por um representante do Ministério da Educação (MEC) no auditório do Paço Municipal. A atividade faz parte do processo de implantação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do governo federal, no município.

Os profissionais debateram o cotidiano dos centros e creches que atuam na educação infantil e como devem ser as normas dos corpos docentes e discentes. A palestra trata desde os cuidados com os materiais da unidade escolar até o envolvimento da comunidade local na rotina das crianças. "A assessoria pedagógica é para auxiliar o município na implantação do ProInfância, que prevê a construção de creches e centros de educação infantil e aquisição de equipamentos para a rede escolar", explicou a consultora em coordenação de Educação Infantil do MEC, Arilma Spíndola.

O Proinfância tem como principal objetivo a assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

O programa do governo federal prevê a construção de dois Centros de Educação Infantil (creche e pré-escola) nas regiões do bairro Maria Leite e no conjunto Vitória Régia, atendendo também a comunidade do conjunto Camalote. As obras estão incluídas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e cada uma está orçada em R$ 1.329.977,12. Os recursos são assegurados pelo PAC Social via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em todo o Brasil, a previsão é construção de 520 escolas de educação infantil e 213 quadras poliesportivas cobertas. As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa deverão priorizar a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais.

Além de Corumbá, mais 65 municípios de Mato Grosso do Sul também recebem as capacitações do Proinfância. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. A edição na Cidade Branca contou com a participação de coordenadores de 10 creches e Centros de Educação Infantil da Reme, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação.