Chuvas impossibilitam retomada do ano letivo em escolas rurais

O ano letivo 2011 de três escolas da zona rural de Corumbá, que deveria ser retomado nesta quarta-feira (23), permanece suspenso devido à continuidade das chuvas, que danificaram as principais estradas vicinais da região. Após reunião entre a Secretaria Municipal de Educação e os diretores das unidades Monte Azul, Paiolzinho e Eutrópia Gomes, na tarde desta terça-feira (22), foi definido que o retorno das aulas acontecerá no dia 10 de março, sendo que este prazo somente poderá ser seguido se o fluxo de chuvas diminuir.

A decisão de suspender temporariamente as aulas ficou mantida após mais um fim de semana chuvoso, quando começariam os trabalhos de reparos nas principais vias de acessos aos assentamentos Taquaral, Paiolzinho e Tamarineiro. Os serviços emergenciais, principalmente nos trechos das linhas dos ônibus que levam os estudantes até as unidades de ensino, só poderão ocorrer quando o solo estiver menos encharcado.

Para evitar prejuízos pedagógicos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme), os diretores, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Educação, elaboram medidas para garantir a qualidade na aprendizagem. "Infelizmente as aulas não puderam ser retomadas por conta das chuvas, mas mantemos o compromisso de cumprir os 200 dias letivos. Estamos elaborando um calendário alternativo para estas escolas. Ninguém vai deixar de aprender por conta desta suspensão", esclareceu o secretário Hélio de Lima.

A secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, responsável pelas obras emergenciais, informou que as equipes estão fazendo o levantamento das áreas mais críticas para realizar um cronograma de trabalho, previsto para ser desencadeado no primeiro momento de estiagem, com previsão de finalização antes do dia 10 de março.