Cerca de 18 mil alunos da Reme retornam às aulas nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (4), cerca de 18 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá retornam às aulas. Desde cedo, a movimentação é intensa nas escolas municipais, onde ocorre a acolhida dos novos alunos e apresentação dos professores, conteúdos pedagógicos e metas para ano letivo de 2011. As unidades foram preparadas pelas coordenações para receber os estudantes das séries iniciais, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Fizemos um planejamento para que os pais e responsáveis tenham segurança ao deixar os filhos em um ambiente agradável para aprender coisas novas", ressaltou o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima.

O primeiro dia de aula começa com o acolhimento dos novos alunos, iniciativa que visa estreitar os laços entre os funcionários da escola e os estudantes. Esta aproximação inicial é de suma importância principalmente para os pequenos que estão convivendo pela primeira vez em um ambiente escolar. É o caso do pequeno Douglas Sales, de 5 anos, que começa hoje a sua jornada na vida estudantil. "Ele está um pouco assustado agora, mas passou a semana inteira me perguntando quando ia começar a estudar. Espero que ele não chore na hora em que eu for embora", disse a mãe, Elisa Ortiz Sales.

Conforme a diretora da escola municipal Fernando de Barros, Roseli Nery de Andrade Bento, o momento é de recepcionar e organizar os alunos em cada sala. "Fazemos a acolhida e depois apresentamos os professores e o local onde cada aluno vai estudar", comentou, reforçando que a meta da unidade escolar é aumentar em dois pontos a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Iniciar o ano letivo na sexta-feira é uma estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Educação. "O dia fica exclusivo para a organização. Os professores podem verificar em quais níveis de aprendizado estão seus alunos e também passar os direitos e deveres de cada um para começar realmente a aplicação do conteúdo na segunda-feira. Este procedimento é adotado em muitos estados brasileiros", explicou Hélio.

O ano começa com foco na melhoria do aprendizado e busca de resultados positivos na Provinha Brasil, um dos itens que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Durante a realização da Formação Continuada na última terça e quinta-feira batemos nesta tecla. Melhorando a educação básica oferecida pelo Poder Público municipal, estamos contribuindo para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Corumbá, que é formado 60% pela educação", complementou o secretário.