Carnaval: trabalhador faz exame para retirar carteira sanitária

A Prefeitura de Corumbá inicia na noite desta segunda-feira (21) a entrega das carteiras sanitárias para as pessoas que vão trabalhar na comercialização de comidas e bebidas durante o Carnaval 2011. Quem retirou a ficha no último sábado (19), deverá comparecer ao Centro de Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, às 19 horas, para consulta com o médico do trabalho Nelson Fuzeta, que fará a avaliação física de cada um dos capacitados.

A informação é do veterinário Hélvio de Barros Junqueira, chefe do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Ele adianta que as pessoas que não puderam retirar as fichas no sábado, deverão comparecer na terça-feira (22), às 19 horas, no Centro de Saúde da Ladeira, para providenciar o exame médico e a retirada do documento, necessário para trabalhar durante o carnaval como ambulante ou mesmo na praça de alimentação.

Coordenada pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, em parceria com a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Fundação de Meio Ambiente e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a capacitação atendeu 490 pessoas. Desse total, 300 estão fazendo os exames médicos para retirar a carteira sanitária. Durante o curso, os participantes receberam noções sobre Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA); manipulação higiênica de alimentos; contaminantes alimentares; educação patrimonial; atendimento ao cliente; princípios éticos e morais; apresentação pessoal; estratégias de criatividade para aumentar as vendas, e informações turísticas.