Ambulantes são orientados sobre destinação correta de resíduos

Oferecido pela Prefeitura Municipal, o curso de capacitação em manipulação de alimentos termina nesta quarta-feira (09), com um total de 20 horas/aulas. Os 490 interessados em trabalhar durante o Carnaval 2011 cadastrados pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal participaram das atividades. Vários temas foram abordados ao longo dos três dias de encontro. Hoje, a palestrante foi a diretora-presidente Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová.

O foco deste último dia de curso foi Educação Ambiental. "É importante aproveitar esse momento para apresentar este tema, que ainda muitas pessoas desconhecem. É a hora de mostrar como cada um pode ajudar para preservar nosso meio ambiente", explicou Luciene. Com relação às noites de folia na passarela do samba, a abordagem foi sobre a gestão dos resíduos sólidos. "Todas as barracas terão lixeiras próprias, mas é importante que o material reciclável seja separado do lixo orgânico", continuou Deová.

Para facilitar a limpeza do circuito oficial do Carnaval, a prefeitura vai espalhar vários containeres em pontos estratégicos da avenida General Rondon. "Desta forma, ao final das noites de festa, o vendedor pode depositar o lixo nestes locais. O caminhão da empresa responsável pela coleta vai passar no início da manhã, entre as 6h e às 7 horas da manhã, recolhendo este material", continuou a diretora-presidente. Os banheiros químicos e as ruas também serão limpos diariamente.

Ao final do curso, será expedido um certificado para quem tiver frequentado pelo menos 80% das aulas. De acordo com o Superintendente de Turismo, Rodolfo Assef, serão disponibilizadas 60 barracas para a praça de alimentação e a expectativa é de que 300 ambulantes comercializem comidas e bebidas durante os dias de carnaval. O sorteio das barracas e espaços para os ambulantes está previsto para o dia 24 de fevereiro.