Agetrat inicia operação “Volta às aulas” a partir desta segunda-feira

A Agência Municipal Trânsito e Transporte (Agetrat) inicia nesta segunda-feira (7) a operação "Volta às aulas", com a fiscalização nas escolas públicas e particulares de Corumbá. O objetivo é controlar o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída de alunos das unidades escolares e também monitorar o cumprimento das regras de trânsito, como o uso das cadeirinhas. A ação deve envolver mais de 20 agentes.

Conforme o diretor-presidente interino da Agetrat, Gerson Moraes, a fiscalização ocorrerá principalmente às 7h e 13 horas, quando acontece a entrada de alunos nos turnos matutino e vespertino, respectivamente, e também às 11h e 17 horas, na saída dos estudantes. Gerson frisou a importância de os pais se adequarem ao uso correto das cadeirinhas, conforme resolução nº. 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). "A operação serve para orientação, mas também para cobrar o uso das cadeirinhas. Quem não tiver usando será notificado", alertou.

A ação ocorrerá em todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade já a partir de segunda-feira e se estenderá durante as próximas semanas. Aproveitando o deslocamento dos agentes para as várias regiões da cidade, haverá também fiscalizações no entorno das escolas, garantindo a atuação da Agetrat em áreas mais distantes do centro da cidade.

Gerson lembrou que os veículos utilizados para transporte de estudantes, como vans e carros escolares, já estão sendo vistoriados pelos fiscais de trânsito do órgão. "Fizemos um levantamento das áreas com maior fluxo destes veículos e a fiscalização segue as regras estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito", completou.