Reforma e ampliação da UBSF da Popular Velha terminam em abril

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Popular Velha será entregue aos moradores daquela região até o fim de abril. Foi o que adiantou nesta quarta-feira (26) o secretario Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Campos Ametlla. Ele explicou que, após a readequação do projeto de reforma e ampliação, as obras foram retomadas e seguem em ritmo acelerado, e que a maior parte das intervenções já foram executadas pela Prefeitura de Corumbá, restando apenas a parte de acabamento e aparelhamento da unidade.

"Houve a necessidade de readequação do projeto, já que, por se tratar de uma reforma, sempre aparecem fatores novos que precisam ser adaptados na obra, mesmo que seja feito todo um planejamento específico", afirmou o secretário. A UBSF, localizada na Rua Teodomiro Serra, foi toda reformada e ampliada dentro do que preconiza o Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária. O prédio foi equipado com consultório odontológico, sala de administração, almoxarifado, copa e um auditório, onde as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e os agentes de saúde poderão realizar palestras e orientações aos moradores daquela localidade.

Após as intervenções, a unidade agora possuiu uma ampla recepção, sala de triagem, de vacina, um consultório com banheiro para realização de exames preventivos, um consultório padrão, banheiros masculino e feminino para o público e outro exclusivo para funcionários, sala de procedimentos para medicação, uma farmácia e sala de curativos. Todos os espaços respeitam os padrões de acessibilidade exigidos pela Legislação vigente.

A reforma e a ampliação da unidade de saúde recebeu investimentos de R$ 196.341,04, apenas em recursos próprios do Município. São mais de 220 metros quadrados de área construída. Enquanto a reforma e a ampliação não terminam, a população do bairro está sendo atendida na unidade Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição, e no Pedro Paulo, na Rua Dom Aquino.