Prefeitura urbaniza e implanta praça esportiva na Alameda Vulcano

Os moradores da Alameda Vulcano, região ribeirinha ao rio Paraguai, estão sendo beneficiados com uma área de lazer. No local, a Prefeitura de Corumbá construiu uma quadra poliesportiva iluminada e com alambrado, que deverá ser inaugurada em fevereiro pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Os serviços estão em fase final de conclusão e os investimentos somam R$ 300 mil, recursos próprios da municipalidade.

A praça esportiva integra um projeto de urbanização da região habitada por cerca de 250 famílias, 180 delas remanescentes de Quilombo, integrantes da Associação Quilombola Família Ozório. São inúmeras melhorias, por meio de obras infraestrutura e urbanização que, depois de concluídas, mudarão por completo a vida de todos os moradores da localidade.

Os serviços foram iniciados em 2008, após uma visita do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) ao local, quando sentiu as enormes dificuldades que os moradores enfrentavam, principalmente de acesso. Para se ter uma ideia, a região é cortada por um córrego e, para chegar às residências entre o riacho e o rio Paraguai, eles eram obrigados a se equilibrar em pinguelas, correndo riscos de queda, o que era bastante comum.

Na região, a prefeitura já concluiu as obras de pavimentação com lajotas sextavadas; construção de escadas e rampas de acesso, com pequenas pontes sobre o córrego, melhorando a acessibilidade no local. Agora, está concluindo a urbanização de toda a área e a praça poliesportiva com iluminação, playground e outras melhorias.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, engenheiro Ricardo Ametlla, lembra que a região era desprovida de qualquer tipo de infraestrutura urbana. "Quando o prefeito fez uma visita aqui, determinou que fosse desenvolvido um projeto para resolver os problemas da comunidade. É o que está sendo feito", explicou.

O lajotamento da alameda já foi concluído. A praça esportiva, totalmente telada e iluminada, já está até servindo de palco para partidas de futsal. Ao mesmo tempo, a Prefeitura dá os retoques finais na pracinha ao lado da quadra, com pergolado. Já as passarelas (pequenas pontes), com suas escadas de acesso, estão todas concluídas. A inauguração já está sendo planejada pela equipe da Prefeitura e deve acontecer após o retorno do prefeito Ruiter Cunha.