Prefeitura urbaniza Avenida Nelson Chamma, saída para a Capital

A Prefeitura de Corumbá dará sequência às obras na Avenida Nelson Chamma (antiga Gaturama), na saída para Campo Grande. Depois de urbanizar o trecho entre a Nossa Senhora da Candelária e o portal de entrada da cidade, o Município inicia agora uma série de intervenções entre as ruas Albuquerque e Candelária, com recapeamento asfáltico do pavimento, readequação da rotatória e sinalização vertical e horizontal. Parte de um amplo projeto idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para garantir mais segurança ao trânsito em toda a região, as obras começam nesta semana.

As intervenções foram projetadas pela Agência Municipal Trânsito e Transporte (Agetrat) e serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. Conforme o secretário Ricardo Ametlla, o trabalho compreende um trecho de 820 metros. "Estão previstos recapeamento do pavimento asfáltico, relocação da rotatória atual, sinalização vertical e horizontal, além de urbanização, garantindo assim mais segurança e fluidez ao trânsito", explicou, ressaltando que os investimentos somam cerca de R$ 175 mil.

O secretário observou que, além da execução das obras programadas, a Prefeitura realizará estudos com relação ao sistema viário local. Está sendo cogitada, por exemplo, a possibilidade de o trecho se tornar mão única, no sentido saída da cidade. "Tudo será minuciosamente analisado. Caso o trecho se transforme em mão única, a Avenida Nossa Senhora da Candelária será a via de entrada para a cidade, inclusive para quem estiver se dirigindo à parte alta, Previsul e outros bairros da região, que terão uma opção pelo bairro Maria Leite. Tudo será estudado cuidadosamente", informou.

Projeto

As obras neste trecho da Nelson Chamma integram um grande projeto iniciado na primeira gestão do prefeito Ruiter. Na época, a Prefeitura urbanizou o trecho entre a Candelária e o portal, promovendo uma mudança radical no visual da região. Com investimento de R$ 428.922,55, a intervenção livrou a avenida da penumbra, com a implantação de um novo sistema de iluminação ornamental com 50 postes e 100 jogos de lâmpadas, todas com globo, garantindo segurança ao trânsito de pedestres e ciclistas no período noturno.

O trecho ganhou também uma ciclovia de dois quilômetros de extensão, por 2,4 metros de largura; passeio público, que é utilizado pela população para caminhadas; além da recuperação do pavimento e nova sinalização vertical e horizontal. Agora, com a nova etapa, todo o trecho será completamente urbanizado pela Prefeitura, mudando radicalmente a principal via de saída e chegada à cidade.