Prefeitura promove ação pelo fim do preconceito contra hanseníase

Corumbá abriu nesta segunda-feira (24) a Semana Municipal de Mobilização e Luta contra a Hanseníase. Até o próximo domingo (30), equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão desenvolvendo um trabalho de conscientização na cidade, visando ao diagnóstico precoce da doença, primordial para o tratamento e a cura, bem como a redução do preconceito existente contra o portador.

A ação será desenvolvida por todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), como parte da programação do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que será celebrado no próximo dia 30. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, sob coordenação da equipe responsável pelo Programa Municipal de Combate à Hanseníase, que tem como responsável a médica Carla Maria Rosas Leal, e como unidade de referência o Centro de Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz.

Para incentivar o diagnóstico precoce da doença, a semana tem como foco os profissionais de saúde, como forma de alertá-los quanto aos sinais e sintomas. É uma forma de permitir tratamento o mais cedo possível e, consequentemente, a cura. Além disso, está sendo realizado um trabalho com a população corumbaense para que as pessoas possam procurar as unidades de saúde em busca do diagnóstico precoce, a partir do momento que observar algum sintoma e, ao mesmo tempo, buscar a redução do preconceito contra o portador de hanseníase.

Atualmente, 58 pessoas estão em tratamento no Centro de Saúde da Ladeira. Somente em 2010 surgiram 15 novos casos da doença, sendo um em criança com idade entre um e 14 anos. Desse total, sete casos foram diagnosticados em mulheres e oito em homens. Até domingo, uma série de ações está programada, tais como panfletagem no comércio local e nos semáforos; distribuição de cartazes; mensagens sobre a doença nos meios de comunicação; instalação de faixas em pontos estratégicos; palestras educativas nas comunidades pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde de Corumbá, além da busca por pacientes.