No Aeroporto nova escola abre vagas para mais 1,2 mil alunos

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entrega neste início de ano letivo, a nova escola construída no bairro Aeroporto pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Trata-se da Escola Municipal Professor Djalma de Sampaio Brasil que, junto com o Centro de Educação Infantil ServCarmo, ampliado e reformado, abre vagas para mais 1.200 alunos, entre creche, pré-escola e ensino fundamental.

A construção da nova escola, reforma e ampliação da creche e pré-escola ServCarmo, agora Centro de Educação Infantil, faz parte do Projeto de Saneamento Integrado do PAC 1, que permitiram a ampliação da demanda na região, beneficiando famílias que, até então, eram obrigadas a matricular seus filhos em escolas em outros bairros, longe de suas moradias. "Aqui vamos atender alunos que estudavam no CAIC, Maria Izabel Corrêa, é Pedro Paulo de Medeiros e até da zona rural. Com a construção desse prédio, ampliação e reforma da creche e pré-escola, a Prefeitura está abrindo mais vagas para crianças que moram no próprio bairro, o que é muito importante", explicou a diretora da instituição Luciene Magalhães Baracat.

O novo prédio, com quatro blocos, conta com uma área total de 2.334 metros quadrados. É dotado de 10 salas destinadas ao ensino fundamental, da 1ª à 9ª séries, além de laboratórios de ciências e de informática, sala de professor, administração, diretoria, banheiros masculino e feminino, tudo com acessibilidade, atendendo os padrões exigidos pelo Ministério da Educação. Já o novo prédio da educação infantil, a partir desse ano, passa a contar com quatro salas de aula para a pré-escola (antes eram três), além de três salas para a creche, que funcionará em regime integral. O prédio também é dotado de salas administrativas, sanitários e um pátio interno, coberto.

As obras estão em fase de conclusão e os investimentos no local somam R$ 1.330.229,62, dos quais R$ 625 mil são recursos próprios do Município. A nova escola e centro de educação infantil contam também com playground e uma área destinada aos serviços, como almoxarifado, cozinha, refeitório, lavanderia, área para secagem de roupa e dispensa. Com a entrega das obras, o bairro passa a contar com duas escolas. Antes, a região era atendida apenas pela Escola Municipal Rachid Bardauil e pela creche e pré-escola ServCarmo, que era uma extensão do Rachid, insuficientes para atender a demanda.