Matrícula: Escolas da Reme agilizam atendimento para evitar filas

As diretorias das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá já receberam orientações da Secretaria Municipal de Educação sobre como agilizar o atendimento e evitar filas durante a matrícula dos novos alunos para o ano letivo de 2011. De acordo com o órgão, devido à abertura de 1 mil novas vagas na rede, não há necessidade de correria por parte dos pais, e será possível acomodar todos os mais de 18 mil alunos que deverão estudar em uma das unidades municipais. Além disso, o prazo para efetuar as matrículas vai até o próximo dia 20, de acordo com a procura e disponibilidade de cada escola.

Pais ou responsáveis já podem procurar a unidade educacional em busca de vagas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir desta semana, estão abertas as matrículas para novos alunos e também para aqueles que desejam estudar em outra unidade da Reme, que devem requerer transferência no estabelecimento de origem. Os alunos aprovados em 2010, já estão automaticamente matriculados para as aulas que começam no dia 4 de fevereiro.

No ato da matrícula, é necessário levar a certidão de nascimento do estudante, comprovante de residência e histórico escolar. A prioridade será para a efetivação daqueles que moram nas proximidades da escola. Os diretores e coordenadores das escolas municipais já receberam orientações da Secretaria de Educação sobre como proceder durante as matrículas, como, por exemplo, a distribuição de senhas para evitar filas e demoras no atendimento.

As vagas são para as 16 unidades urbanas de Corumbá, levando em consideração a Escola Municipal Professor Djalma de Sampaio Brasil, criada em 2010, que contará com todas as séries do ensino fundamental, com disponibilidade para o período matutino do 6º ao 9º ano e vespertino de 1º ao 5º. Os moradores da zona rural do município também podem procurar uma das seis escolas localizadas fora do perímetro urbano. Há vagas também nas cinco creches e Centros de Educação Infantil.

Está prevista para os dias 1º a 3 de fevereiro a formação continuada voltada aos professores e servidores administrativos da Reme, procedimento adotado pela Secretaria de Educação com o objetivo de definir as estratégias de trabalho para o ano letivo de 2011.