Corumbá terá concurso de marchinhas carnavalescas em fevereiro

Detentor do melhor carnaval do interior do Brasil, Corumbá terá mais um atrativo durante o Reinado de Momo de 2011. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Praça da Independência será palco do Concurso de Marchinhas Carnavalescas, como forma de valorizar a música, seus compositores e intérpretes, promover a alegria e o acesso à cultura, e ainda premiar o campeão com R$ 1.500. Além disso, neste ano a Prefeitura vai transformar a Praça da Independência no Jardim da Folia, a exemplo do que ocorreu no fim de 2010, quando o local se transformou no Jardim de Natal, visitado por milhares de pessoa.

Quem estiver interessado em participar do concurso já pode fazer a inscrição na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, no horário de 8h às 16 horas, até o dia 31 de janeiro. De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloisa Helena da Costa Urt, pode participar qualquer pessoa com mais de 18 anos, desde que inscreva músicas inéditas com temas livres na modalidade "Marchinhas de Carnaval".

Cada participante poderá inscrever, gratuitamente, três composições individualmente ou em parceria. O material a ser entregue deve conter a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo compositor (o responsável pela inscrição deve ser o autor ou autores); um CD da gravação contendo o nome da música indicada na ficha de inscrição, além de uma cópia impressa com o título da música, nome do(s) autor(es) e a letra da música na íntegra.

Não será permitida a participação de funcionários da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. No ato da inscrição, os autores terão que assinar autorização liberando os direitos autorais referentes à apresentação de sua música nos dias do evento ou em outras ocasiões. O regulamento completo será entregue a cada candidato no ato da inscrição.

As 10 melhores composições serão selecionadas por uma comissão julgadora, durante a primeira fase do concurso, programado para o dia 18 de fevereiro, após apresentação de todos os participantes no Jardim da Folia. A final será no dia 19. Todas as marchinhas serão interpretadas pelos compositores ou pelo cantor indicado pelos compositores com o acompanhamento de uma banda contratada pela Fundação.