Corumbá é homenageada por escola de samba de Campo Grande

Corumbá é tema do enredo de 2011 do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Catedráticos do Samba, de Campo Grande. A agremiação pretende mostrar durante o desfile na Via Morena, na capital do Estado, as riquezas culturais e naturais do município pantaneiro. O tema proposto é: "Corumbá: Passado, presente e futuro. No Palco da folia trás a sua história". A apresentação ocorrerá no dia 5 de março (sábado).

A energia do povo corumbaense e, principalmente, a paixão pelo samba resultaram nesta homenagem da agremiação campo-grandense. A ideia surgiu da diretora social Nilza Malheiros Benevides, que nasceu na Cidade Branca, e foi aceita pela diretoria após votação interna. "As pessoas de Corumbá são alegres, gostam do carnaval e do samba. Como nasci na cidade, gostaria de proporcionar essa homenagem, que foi bem vista pelos outros integrantes da escola", contou.

Serão nove alas, com no mínimo 50 integrantes cada. Os foliões terão a missão de retratar a fundação do município pantaneiro, os Casarios do Porto Geral, o Pantanal e as festas típicas da cidade, como o banho de São João e o Carnaval, além da influência da Marinha. "Não podemos contar tudo, porque ainda tem alguns segredos que só vamos revelar no dia do desfile, mas já adianto que será muito animado e vai retratar o passado, presente e um possível futuro para Corumbá", confessou Elvis Cavaquinho, vice-presidente, intérprete e compositor do samba e filho do fundador da escola.

A Catedráticos pretende desfilar na Via Morena com 600 componentes e quatro carros alegóricos. As equipes já trabalham em ritmo acelerado para confeccionar os adereços. Todos atuam como voluntários. "O Carnaval da Cidade Branca é referência não só para o Estado, mas também para o Brasil. O poder público ajuda e muito as agremiações, financeira e profissionalmente, e quem ganha com isso é a população", observou a porta-bandeira e diretora de comunicação, Maria Campos.

Fundada em 1977 por Carlos Pulqueiro Alves (Carlão), com auxílio do corumbaense Gregório Correia (Goinha), a Catedráticos do Samba tem no estandarte as cores preto, branco e vermelho e como símbolo uma águia. Já conquistou 13 títulos de campeã do grupo de acesso e seis do especial. No carnaval de 2010, ficou em 4º lugar no primeiro grupo do carnaval campo-grandense.

Todas as noites a bateria, composta por 100 integrantes, esquenta os tamborins e faz o ensaio do samba que conta a história de Corumbá. Os interessados em participar do desfile da preto, branco e vermelho campo-grandense, no dia 5 de março, podem entrar em contato nos telefones: (67) 9989-0778 / 9239-5588 ou pelo e-mail: mariacampospc@hotmail.com.