Bombeiros auxiliam Prefeitura em limpeza de área na encosta

A Prefeitura de Corumbá e militares do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros estão programando uma ação em parceria no bairro Generoso como parte das ações de combate à dengue na cidade. Será um mutirão de limpeza em uma área localizada no final da Alameda Cordolina, de difícil acesso na encosta do Canal do Tamengo, que acabou virando um ‘depósito de lixo'. A limpeza deveria ser iniciada nesta quinta-feira, mas em virtude das chuvas, será realizada em outra oportunidade.

No local, há necessidade da utilização de equipamentos de segurança utilizados por pessoas que praticam o rapel, próprios para a descida de paredões e vãos livres. A parceria foi estabelecida entre a Prefeitura e os Bombeiros pelo (CCZ) Centro de Controle de Zoonoses, após detectar uma grande quantidade de lixo na ‘ribanceira'. "É uma região de risco e para realizar a limpeza, somente com utilização de equipamentos do rapel. O Corpo de Bombeiros se prontificou e será um grande parceiro nosso no trabalho", afirmou a bióloga Grace Bastos, do CCZ.

O bairro Generoso, durante o Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) realizado na semana passada, não teve foco detectado do mosquito nos imóveis. Mesmo assim, diante da quantidade de lixo nesta ribanceira próxima ao Canal do Tamengo, há necessidade de efetuar a limpeza, eliminando futuros focos de proliferação da dengue.

Ampliar ações

A Secretaria de Saúde está também entrando em entendimentos com representantes das tendas de Umbanda e Candomblé de Corumbá, para que sejam parceiros na eliminação de focos da dengue nas regiões utilizadas por estas instituições para manifestações. Segundo Grace Bastos, agentes de endemias detectaram uma certa quantidade de materiais utilizados pelos mesmos, em pontos diferentes da cidade, que são apropriados para proliferação do mosquito Aedes aegypti. A idéia é fazer com que as próprias entidades atuem como parceiras nestas ações de prevenção e combate à doença.