Várias apresentações celebram o Dia do Samba em Corumbá

Nesta quinta-feira (2) é comemorado em todo o Brasil o "Dia Nacional do Samba" e Corumbá reserva uma extensa programação ao longo do dia para celebrar o ritmo mais popular da cidade. As atrações comandadas com muito samba começam a partir das primeiras horas da manhã e se estendem até a noite, em vários pontos do município.

De acordo com a programação elaborada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, os passageiros que estiverem nos ônibus que cumprirão o itinerário "Transbordo / Nova Corumbá / Transbordo", às 08h10 ou "Transbordo / Fronteira / Transbordo", às 14h20, serão surpreendidos por apresentações de samba. Às 16h30 a Banda Manoel Florêncio tocará os sucessos do ritmo popular brasileiro no transbordo localizado na rua Antonio Maria com a Delamare.

O Teatro de Arena do Porto Geral recebe os alunos que concluíram os cursos de Percussão, Passista, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A capacitação aconteceu durante o mês de novembro e foi realizado pela Prefeitura de Corumbá. "O objetivo foi aprimorar as técnicas das agremiações em quesitos de suma importância no somatório de notas que define os campeões dos grupos de acesso e especial", reforçou o secretário executivo de relações institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto.  A apresentação começa às 20h30 desta quinta-feira. A programação termina com Roda de Samba com os grupos Sedução e Banda do Roxo também no Porto Geral a partir das 21h.

Samba
O dia do Samba, 2 de dezembro, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançou "Aquarela do Brasil". A festa foi se espalhando pelo Brasil e em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba.

A comemoração do Dia Nacional do Samba em Corumbá tem como objetivo contribuir com a consolidação dessa grande manifestação popular, a exemplo do Carnaval, presente no povo corumbaense e transmitidas aos turistas.