Servidores recebem capacitação sobre Transmissão Vertical do HIV

Enfermeiros, agentes de saúde e demais funcionários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) receberam capacitação, nesta segunda-feira (6), sobre a Transmissão Vertical do HIV. A palestrante foi proferida pela médica Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro, doutora em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz e diretora clínica do Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.

Durante toda a tarde, os funcionários da Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá receberam orientações sobre como proceder para que uma mãe soro positivo não infecte o bebê, desde a gestação até o parto. A médica apresentou técnicas de abordagem inicial das gestantes, enfatizando a humanização do atendimento e a periodicidade dos exames ao longo de toda a gravidez.

Márcia Dal Fabbro também falou sobre os principais fatores que favorecem a transmissão vertical: virais, clínicos e imunológicos, comportamentais, obstétricos e fatores relacionados ao recém nascido e ao aleitamento materno, como a prematuridade e o baixo peso das crianças. A palestrante pontuou as medidas mais indicadas para evitar cada uma destas formas de contaminação.

Segundo o médico José Márcio Faria, coordenador do programa municipal DST/Aids, pelo menos mais três capacitações devem ser realizadas sobre o tema em 2011. O curso é promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Ações Sociais. A palestra foi realizada no auditório do Espaço Educacional.