Se Essa Rua Fosse Minha leva ações a mais três regiões da cidade

Moradores de três regiões de Corumbá serão atendidos nesta semana pelas ações de inclusão social e geração de renda do programa Se Essa Rua Fosse Minha, com a realização de cursos para fabricação de produtos biodegradáveis (detergente), e de educação ambiental. Os trabalhos começam às 15 horas desta terça-feira (14), na residência da dona Maria José, no Conjunto Primavera.

As oficinas serão ministradas pelas equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, parceira da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. O cronograma dos cursos foi divulgado pela secretária Beatriz Cavassa de Oliveira, coordenadora do programa que, além de permitir a urbanização e embelezamento de ruas e alamedas da cidade, está possibilitando a inclusão social, capacitando e gerando renda para as famílias corumbaenses.

Serão três dias de atividades nesta semana. Além do Conjunto Primavera, o cronograma prevê atendimento às comunidades do conjunto Cherogamy, nesta quarta-feira (15), a partir das 15 horas, na extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II); e no Cristo Redentor, na quinta-feira, também às 15 horas, na Oficina Mãos Amigas Santo Antônio de Pádua. Para antes das oficinas, as equipes da secretaria programaram palestras educativas com enfoque em resíduos sólidos, como forma de sensibilizar a comunidade sobre os problemas causados pelo descarte inadequado do lixo.

Esta é a sétima etapa do programa que está atendendo os moradores dos conjuntos Cherogamy e Primavera, do bairro Cristo Redentor, e o 17º Batalhão de Fronteira, por meio de uma parceria estabelecida com o Exército Brasileiro, que vai permitir a pavimentação das Alamedas A e B, dentro da instituição militar. As ações sociais são voltadas a todas comunidades das regiões atendidas.

Além disso, a esta edição permitiu formar 75 calceteiros que receberam 70 horas de capacitação teórica e prática, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Após este processo, o grupo iniciou a pavimentação de nove ruas e alamedas – Aroeiras, Tarumã, o Setor 13 (quadra 185) e a Rua Marechal Floriano, no Cherogamy; alamedas João XXI, Dea Baltar e Ermelinda Morais, no bairro Primavera, e Alameda Simão Bolívar, no Cristo Redentor.