Ruiter libera Espaço Educacional para cursos técnicos do IFMS

Os três cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) serão realizados no Espaço Educacional. É o que ficou estabelecido na manhã desta quinta-feira (9), durante encontro do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), com o reitor Marcus Aurélius Stier Serpe, quando foi formalizada a cedência do local para a instituição. Enquanto isso, prosseguem as obras de construção da sede própria em uma área doada pela Prefeitura Municipal no bairro Popular Velha, entre o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e o Parque Urbano Zumbi dos Palmares.

Durante o encontro, o prefeito explicou que o ato reforçou ainda mais a parceria entre a Prefeitura e o IFMS. Além disso, foi importante para formalizar a cessão do Espaço Educacional que já está sendo utilizado pelo instituto, nos cursos técnicos na modalidade à distância, iniciados em setembro. O ato foi acompanhado pelo secretário municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, além dos diretores do Campus Corumbá, professor Luiz Simão Staszczak, e do Campus de Aquidauana, Delmir Felipe.

O primeiro termo assinado foi justamente sobre a cedência do espaço para estes três cursos na modalidade à distância. O segundo formalizou a cedência de materiais, tanto por parte Prefeitura como por parte do Instituto Federal, de Mato Grosso do Sul e do Paraná. Já o terceiro, foi sobre a liberação do piso superior do Espaço Educacional, ocupado antigamente pelo Tribunal Regional Eleitoral, que será adequado para abrigar salas de aula, visando aos cursos técnicos profissionalizantes.

O Espaço Educacional será a sede do Campus de Corumbá do Instituto Federal enquanto a instituição constrói a sede própria na cidade, já em andamento. A obra está orçada em R$ 6 milhões, recursos viabilizados pelo deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS). A doação da área foi formalizada pelo prefeito durante encontro com o reitor Marcus Aurélius. A previsão é abrir, nos primeiros quatro anos, entre 1,2 mil e 1,5 mil vagas.

As aulas começam em 21 de fevereiro de 2011. Os cursos previstos para Corumbá são de Técnico em Metalurgia e Técnico em Informática, 80 cada um, sendo 40 no período matutino e 40 no vespertino, além de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com 40 vagas, no período noturno, destinado a maiores de 18 anos. São cursos técnicos de nível médio integrado, com duração de três anos e meio. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (10) e podem ser feitas pelo endereço eletrônico da instituição federal www.ifms.edu.br.

Os candidatos deve ter o ensino fundamental completo. A taxa é de R$ 35 e pode ser paga em qualquer agência bancária. No ato da inscrição, é exigido o preenchimento dos dados do RG, que pode ser substituído pelo número de registro da certidão de nascimento, e CPF. O Exame de Seleção será às 14 horas do próximo dia 19. No dia da prova, além do documento oficial com foto, será aceita a apresentação da certidão de nascimento.

Em andamento

Durante o encontro desta manhã, foram assinados outros dois termos entre a Prefeitura, o IFMS e o Instituto do Paraná, também oficializando a cedência do Espaço Educacional para os cursos técnicos à distância, iniciados em setembro, bem como da parceria entre os três organismos, com vistas ao material que está sendo utilizado para as aulas.

Os cursos em andamento são de Técnico em Administração, às terças-feiras; Técnico em Secretariado às quintas-feiras, e Técnico em Serviços Públicos, às sextas-feiras. Os três terão duração de dois anos e são transmitidos via satélite em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A grade curricular dos cursos obedece ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, do Ministério da Educação.