Ritmos do Atabaque marca início das comemorações de fim de ano

Ritmos do Atabaque marcou o início das comemorações de final de ano em Corumbá e a chegada de 2011. O projeto foi aberto na noite de ontem, quarta-feira, no Teatro de Arena do Porto Geral, reunindo religiosos da umbanda e do candomblé, que entoaram cânticos que fazem parte da cultura afro-brasileira.

O projeto, realizado pelo segundo ano consecutivo em Corumbá, é uma parceria entre as entidades religiosas e a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá. O presidente da instituição, Carlos Porto, participou da abertura e destacou o evento como sendo uma grande oportunidade para "se romper preconceitos" e que é possível os mais diferentes seguimentos religiosos manifestarem suas expressões em praça pública.

Elenir Batista Rachid, do Centro Espírita de Umbanda Pai Oxalá e idealizadora do projeto, abriu a programação cantando o Hino da Umbanda. A noite foi marcada por muito som e danças, numa verdadeira união religiosa. Hoje, quinta-feira, todos participam da missa e da lavagem da escadaria da Matriz e, em seguida, descem ao rio Paraguai, para a Louvação à Iemanjá, Rainha das Águas.