Regata de Canoinhas é atração na Semana do Marinheiro no dia 12

A tradicional Regata de Canoinhas é uma das atrações da programação em comemoração à Semana do Marinheiro. O evento acontece dia 12 de dezembro, domingo, a partir das 08h30, no Porto Geral de Corumbá, e será disputada nas águas do rio Paraguai nas categorias feminina, prova única com participantes acima de 12 anos, e masculino no júnior (12 a 17 anos), adulto (18 a 40 anos) e master (acima de 40 anos).

Esta será a 18ª edição da regata e as inscrições podem ser feitas na Capitania Fluvial do Pantanal, localizada na rua Delamare, 806, em frente à praça da República.

A regata ocorre desde 1993, por iniciativa do Comando do 6º Distrito Naval, e tem por objetivo resgatar um legado histórico deixado por antepassados pantaneiros, que tinham na canoinha seu meio de transporte e de sustento pela pesca.

A disputa busca difundir, também, a importância dos rios para a região e manter viva a tradição da construção artesanal da canoinha, que remonta a ocupação e a colonização do Pantanal. A canoinha, ou canoa de um pau só, é uma embarcação típica da região, feita de tronco da Ximbuva e usada pelos índios Guató e pescadores.