Programa de Corumbá recebe prêmio do Ministério da Saúde

O Programa de Vigilância, Prevenção e Controle da Raiva Desenvolvido na fronteira de Corumbá com a Província de German Busch, na Bolívia, foi premiado durante a 9ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

O prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, foi aplicado na compra de um automóvel Fiat Uno zero quilômetro e equipamentos, que serão entregues nesta terça-feira (14) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) à Secretaria Executiva de Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais, para desenvolvimento de ações de vigilância em saúde na região de fronteira. A solenidade está marcada para às 10 horas, no pátio do Paço Municipal.

O programa foi apresentado durante a 9ª EXPOEPI, evento que tem como principal objetivo destacar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que alcançaram êxitos nas ações de Vigilância em Saúde. Faz parte de um amplo trabalho desenvolvido pela Prefeitura que atende não só o município, mas também as cidades bolivianas vizinhas de Arroyo Concepcion, Puerto Quijarro e Puerto Suarez.

O trabalho foi apresentado também durante reunião em La Paz, na Bolívia, da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial de Saúde (OPAS-OMS/Brasil) e teve aprovação de representantes dos ministérios da Saúde dos quatro países envolvidos, servindo de referência ao Projeto CTP Eliminação da Raiva Humana transmitida pelo Animal na Argentina, Bolívia, Brasil e Peru 2010 – 2012.