Professor por Excelência premia a criatividade dos educadores

Motivar os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) e estimular a criação de novas técnicas de aprendizagem. Com estes objetivos, a 6ª edição do Prêmio Professores por Excelência, iniciativa da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Educação, indicou nesta sexta-feira (10) os melhores projetos desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo de 2010. A solenidade foi realizada no anfiteatro Salomão Baruki e contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), da primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, e do secretário executivo de Educação, Hélio de Lima.

Antes do anúncio dos vencedores, os profissionais da Reme participaram de uma palestra com o professor doutor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. Ele contou um pouco de sua história como educador e respondeu as perguntas da plateia. Em seguida, os dois finalistas de cada categoria fizeram um resumo do trabalho desenvolvido dentro de sala de aula.

Na Educação Infantil, o primeiro lugar ficou com o projeto "Cada conto tem um ponto", desenvolvido pela professora Amarilda Monteiro na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental almirante Tamandaré e Creche Municipal Laida Menacho. O segundo lugar ficou com o projeto "Brinquedos e brincadeiras de ontem e de hoje", da professora Sônia Aparecida Bays, da Escola Municipal Cyríaco Feliz de Toledo.

Na categoria Ensino Fundamental I, que compreendeu alunos da 1ª a 5ª séries, a vencedora foi Noélia Carvalho Virgínio da Silva, da Escola Municipal Delcídio do Amaral. Ela desenvolveu o projeto "ECA – Educação e Cidadania na Escola". Em segundo, ficou o projeto "Arte com Sucata – Recriar para preservar", da professora Rosineide Gonçalves da Silva, da Escola Municipal Rural Pólo Eutrópia Gomes Pedroso.

No Ensino Fundamental II, para estudantes da 6ª a 9ª séries, a primeira colocada foi a professora Rosana Alves Zozias de Santana, da Escola Municipal Fernando de Barros e Creche Municipal Maria Candelária Pereira. Ela desenvolveu o projeto "A imigração boliviana e sua influência cultural na cidade de Corumbá – MS". "Dia de leitura", do professor Jorge Luiz Samaniego Sambrana, da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, foi o segundo.

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o primeiro lugar foi para a Escola Municipal Fernando de Barros e Creche Municipal Maria Candelária Pereira Leite e Extensão, onde a professora Laura Aparecida Canavarros de Abreu desenvolveu o projeto "II Fórum da Educação de Jovens e Adultos – Cidadania, educação, saúde, cultura, meio ambiente e turismo". O segundo lugar foi para a professora Solange Molina de Souza Araújo, da Escola Municipal Barão do Rio Branco, com o projeto "A música e a LIBRAS, um método de ensino e aprendizagem para o aluno surdo".

Ao todo foram inscritos 41 trabalhos. Os primeiros colocados receberam um computador notebook. Os segundos lugares ganharam uma câmera fotográfica digital. Outros 12 brindes foram sorteados entre os professores inscritos. Todos receberam um certificado por participar do 6º Prêmio Professor por Excelência.