Para Ruiter, Marinha cumpre um papel fundamental no Pantanal

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) voltou a destacar a importância da Marinha do Brasil para a região pantaneira. Após participar da solenidade comemorativa ao Dia do Marinheiro, na manhã desta segunda-feira (13), ele afirmou que se sente cada vez mais satisfeito com a parceria estabelecida entre a Prefeitura e o 6º Distrito Naval, que se solidifica a cada momento, por meio de ações sociais em prol da população, em especial a mais carente.

Ruiter lembrou que a Marinha do Brasil está presente no Pantanal, desenvolvendo importantes funções institucionais, em defesa da fronteira oeste do País. "Mas, acima de tudo, presta um apoio social muito grande e fundamental a nossa comunidade, por meio de uma parceria que está cada vez mais solidificada na região", observou, lembrando que não é somente Corumbá a beneficiada, como também Ladário, cidade sede da instituição militar.

O prefeito destacou também a importância do dia 13 de dezembro, data em que se comemora o aniversário de nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, uma "data magna que deve ser comemorada com ênfase", e que "contar com a presença da Marinha, do 6º Distrito Naval aqui é uma satisfação muito grande, uma conquista de todos, em especial da população, que tem apoio muito grande da instituição".

A solenidade

O Dia do Marinheiro foi comemorado com uma cerimônia bastante concorrida, na entrada do 6º Distrito Naval, em frente ao Pórtico de Ladário. O ato foi presidido pelo comandante do Distrito, contra-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, que ressaltou a ordem do dia do Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha, que fez um balanço da presença da Marinha no Brasil, destacando as conquistas, as riquezas brasileiras. A leitura da ordem do dia foi feita durante a solenidade, logo após a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também para celebrar a data, 10 personalidades foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré, pelos relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil, entre elas a artista plástica Izulina Xavier, e o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Álvaro Gonçalves Wanderley.

A cerimônia foi prestigiada por um grande número de autoridades. Além do prefeito Ruiter, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, estavam presentes também o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; o secretário de Relações Institucionais de Corumbá, Carlos Porto; Dom Segismundo Martinez, bispo de Corumbá, entre outros.