PAC-Casa Nova forma quinta turma de gastronomia em Corumbá

A quinta turma do grupo de Gastronomia Pantaneira do PAC-Casa Nova (Programa de Aceleração do Crescimento) concluiu nesta quarta-feira (15) o curso profissionalizante oferecido pela Prefeitura de Corumbá em parceria com o Governo Federal. Foram 40 dias de aulas ministradas pela culinarista Lídia Aguilar Leite, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Desde o início do ano, a capacitação oferecida para as famílias residentes nas áreas beneficiadas pelos programas Sonho Meu (drenagem e pavimentação) e Casa Nova (construção de 800 casas no bairro Guató) já formou 100 pessoas.

A iniciativa atende pessoas como Patrícia Pereira, moradora do bairro Cervejaria, que trabalha como auxiliar de cozinha e viu no curso uma oportunidade para se aperfeiçoar. "Eu aprendi muita coisa que não conhecia, que nem sabia que existia", definiu. "Foi uma maravilha. É muito bom quando você faz alguma coisa que todo mundo elogia, diz que está delicioso", comentou Maria Lucineire, moradora do bairro Beira Rio, uma das que mais se emocionara no encerramento.

"Este é o principal objetivo desta ação. Criar uma possibilidade de geração de renda a essas famílias e aumentar a auto-estima delas, por meio das capacitações técnicas e da valorização do ser humano", explicou a coordenadora técnica social do PAC, Luciane Andreata de Castro. Para 2011, mais uma turma vai participar do curso que ensina técnicas de manipulação, higiene e preparo de alimentos tradicionais da região pantaneira.

E o Programa de Aceleração do Crescimento também está oferecendo mais 800 vagas nos cursos de organização de eventos, qualidade de atendimento, balconista de farmácia, técnica de vendas, recepção de hotel, depilação, garçom, customização e reciclagem, confecção de fantasias e adereços e camareira. Até o fim do ano que vem, mais de 1,5 mil pessoas terão sido beneficiadas e melhor preparadas para o mercado de trabalho.