Famílias apresentam trabalhos na quarta edição da Expocras

Integrando a família, a 4ª Expocras, realizada na tarde desta sexta-feira (03), no ginásio do Corumbaense mostrou que os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Corumbá possuem serviços especializados para todas as idades. O evento reuniu trabalhos realizados com moradores de diversos bairros que puderam mostrar o que aprenderam nas capacitações, oficinas e cursos oferecidos nas instituições.
Nos estandes montados no ginásio do corumbaense estavam expostos os trabalhos de artesanatos, produção de doces em compotas, bolos, doces. Tudo produzido pelos cadastrados nas capacitações disponibilizadas nos seis Centros de Referências do município. As mulheres, também aprendem técnicas de depilação, corte de cabelo e auto-maquiagem. "Agora posso trabalhar por conta própria, além de aprender a me cuidar mais. Quando temos filhos, às vezes, esquecemos de cuidados básicos, como passar um batom, por isso os cursos me ajudaram a resgatar a auto-estima e também a ter uma profissão", comentou a dona de casa Roseli Gonçalves, moradora do bairro Cristo Redentor.
Geração de renda é uma das propostas do Cras. A autônoma Adriana Rodrigues sustenta a família com a venda de cocadas. Após participar do curso de produção em doces em compotas, vai variar a produção e, assim, gerar mais lucros. "Tudo que aprendemos, em alguma hora pode ser necessário. No Cras tive noções de como preparar doces, que vão complementar a minha renda", refletiu.
Voltado para qualquer faixa etária, a exposição também mostrou os trabalhos realizados nas oficinas do Centro de Convivência dos Idosos e Serviço da Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com crianças e adolescentes. O evento também teve apresentações de peças musicais e teatro. "A assistência social tem que ser séria, respeitosa para garantir o melhor atendimento para a população. Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) terão um aprofundamento nos serviços em 2011", disse a Adelma Galeano, gerente de Políticas Sociais da Prefeitura.
Corumbá conta com seis Centros de Referência. Os dois primeiros, CRAS I e II, são das regiões do Centro América e Nova Corumbá, respectivamente, já com seis anos de atividades. Além deles, a Prefeitura implantou o CRAS III, na região do bairro Generoso que atende também as comunidades do Arthur Marinho, Beira Rio, Dom Bosco e Cervejaria; o CRAS Central; CRAS Itinerante, destinado às comunidades das regiões das águas, e o CRAS Rural, para as famílias do Distrito de Albuquerque, e assentamentos Mato Grande e São Gabriel.