Espírito natalino contagia público corumbaense no Auto de Natal

A representação do nascimento de Jesus foi acompanhada por centenas de crianças, jovens e adultos que puderam ver o show de luzes, música e de atuação dos artistas de Corumbá que retrataram o cenário da antiga Belém. O Auto de Natal, realizado na noite desta terça-feira (21) em frente à Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), propiciou momentos de reflexão sobre o período natalino. Prestigiando o evento, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), acompanhado da primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, e dos filhos, ressaltou a participação popular, que incluiu até a visita dos idosos do Asilo São José.

"É um espetáculo que transmite solidariedade e bondade, e que vem coroar este momento tão especial que conseguimos propiciar a todos os corumbaenses. Reunimos as pessoas especiais em um momento singular, mostrando que todos querem participar do espírito natalino", disse Ruiter. Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal/Superintendência de Cultura, o evento contou com as apresentações do Coral Cidade Branca, Banda de Música Manoel Florêncio, dançarinas da Oficina de Dança do Pantanal, além de artistas locais. Ao todo, 200 pessoas trabalharam para tornar o espetáculo inesquecível para quem foi assistir.

Um dos prédios mais antigos da cidade, o ILA foi usado no cenário que retratou o momento do nascimento de Jesus, mostrando a chegada de Maria e José à manjedoura, conforme conta a passagem bíblica. "A iluminação já instalada na fachada do ILA deu o toque todo especial à apresentação. Centenas de pessoas vieram prestigiar o evento que contou com a mobilização de diversos setores culturais da cidade", comentou a superintende de Cultura, Heloisa Helena da Costa Urt.

As 600 cadeiras disponíveis para o público foram todas ocupadas. "Minha filha quis saber de todos os detalhes. Sobre quem era o anjo, quando o menino Jesus ia nascer. Por meio do teatro, pudemos repassar essa bonita história para as próximas gerações", disse a secretária Luciana de Souza Muniz, acompanhada da pequena Lorrayne, de cinco anos.

"Temos uma programação muito específica para celebrar a data, com o Jardim do Natal e o Auto de Natal. É gratificante ver o público prestigiando esse evento extremamente emocionante, que retrata o nascimento do menino Jesus de uma forma muito lúdica e natural", ressaltou o secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura, Carlos Porto.

Para esta quarta-feira (22), está prevista a apresentação do Coral Evangélico da Igreja Assembléia de Deus, no Jardim do Natal (Praça da Independência), às 19 horas. Já na quinta-feira, no mesmo horário, é a vez do grupo de Street Dance da Oficina de Dança. No dia 30, a programação segue com a tradicional Louvação a Iemanjá, com o ritual da Lavagem da Escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Na mesma noite, o cortejo segue para a Prainha do Porto Geral, onde o candomblé se junta à umbanda e à quimbanda para prestar homenagens à Rainha das Águas, lançando oferendas no Rio Paraguai.